22/07/2008

Ouro - Nano gaiolas douradas

Em quantidades muito, muito pequenas, o ouro assume formas geométricas. Aglomerados de 20 átomos de ouro, por exemplo, adquirim q estrutura de uma pirâmide que seria perfeita para um faraó subatômico.
Cientistas norte americanos descobriram agora uma nova e inesperada configuração para o metal mais precioso: com apenas 16 átomos de ouro pode-se criar uma gaiola dourada, a menor peça oca possível de ser produzida com 24 quilates.
-Essas estruturas de gaiola não eram esperadas, porque os aglomerados de metal tendem a ser mais compactos-diz Lai-Sheng Wang, físico da Universidade Estadual de Washigton e do Laboratório Nacional Pacific Northwest (EUA), que fabricou a peça.gaiolas douradas
Com facetas triangulares que lembram pedras preciosas, a gaiola de átomos dourados é o equivalente metálico das buckyballs, moléculas descobertas em 1995, formadas por 60 átomos de carbono e que têm a forma de bolas de futebol. As buckyballs geraram muita agitação no mundo científico e em outras áreas, com sua nova - mais fácil de escrever - forma. O nome atraente também ajudou.Até agora ningeém fez estruturas ocas similares com metais.
O ouro em nanoescala tem propriedades incomuns e muito úteis: por um lado ele age como um catalisador que acelera certas reações químicas. Wang e seu colega Xiao Cheng Zeng, da Universidade de Nebrasca (EUA), por exemplo, estão interessados na maneira como as propriedades do ouro mudam de forma e tamanho.
Conjuntos com menos de 13 átomos assumem a forma de lâminas planas. Wang e Zeng acreditam que podem ser interessantes também as formas geradas por aglomerados de 14 a 19 átomos.
Para criar a gaiola dourada, os cientistas vaporizaram uma peça de ouro com laser e, então, examinaram os pedaços resultantes. Entre os detritos, encontraram as estruturas de 16 átomos.
O próximo passo, segundo Wang, é um truque tipo aquele que coloca um navio dentro de uma garrafa. Ele pretende incluir um outro átomo dentro da gaiola dourada, o que poderia resultar num aglomerado com novas e diferentes características.

Fonte: New York Times - Kenneth Chang

Nenhum comentário:

Postar um comentário