29/05/2008

Tipos de cravação em jóias II

Cravação Invisível: as gemas são engastadas em uma malha de metal, que passa abaixo da cintura da gema. Todas as gemas devem ser preparadas para se encaixarem, sob pressão, à malha do metal. Desenvolvida pela joalheria Van Cleef & Arpels. + no historiadajoalheria.com

Cravação de gemas grandes: deve-se prever a entrada de luz lateral, pelo pavilhão da gema, através de aberturas no metal (galerias), que podem seguir o estilo da peça desenhada, formando desenhos decorados ou desenhos simples.

Cravação Tensão: a gema é fixada graças à força que um metal tenso exerce sobre ela.

Cravação para gemas de lapidação cabochão: por ter a base plana, este tipo de gema necessita de um aro de metal que exerça pressão em toda a volta, que por sua vez está soldado a uma base com abertura menor do que o tamanho da gema em sua parte inferior, permitindo sua fixação e a passagem de luz.

Cravação de pérolas e outras gemas esféricas: para estes formatos naturais ou lapidados há a opção de montagem com fio passante, cuja terminação dependerá do tipo de criação da peça, e há a opção de colocação de conchas com pino – este pino é colado no interior da gema.

Cravação de gemas em lapidação gota ou “briollet”: para este tipo de lapidação pode-se prever a colocação de conchas com pino de prata ou ouro, caso a gema seja lapidada com uma furação vertical, ou a colocação de fios formando triângulos, argolas ou outras criações. Tanto num caso como no outro, estes pinos ou fios serão colados na furação da gema.

Cravação de gemas irregulares ou em estado natural: para cada tipo de peça deverá ser estudado o modo de cravação mais adequado, podendo-se partir da elaboração de aros de prata ou ouro com garras, ou partir do desenho de conchas com pino. Estas conchas podem ter formato cônico, redondo, quadrado, e etc. dependendo da finalização das partes da gema a serem cravadas, de modo a valorizar sua beleza e mantê-la segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário