18/05/2008

Fabricação de Jóias - Estamparia

O processo de estamparia, como o próprio nome já diz, resume-se a impor a uma lâmina de metal determinado formato, proveniente de uma matriz com o "desenho" a ser estampado na prata ou ouro.

O processo de estamparia é destinado, principalmente, à produção em larga escala, porém pode ser feito para pequenas séries.

O processo em si consiste em utilizar um 'macho' com o formato que se deseja na face, e bater esta peça matriz sobre a lamina que se deseja estampar a imagem. Pode-se, por exemplo, produzir uma "calotinha" para pérolas usando uma esfera de rolamento e um pouco de chumbo de roda. Derretendo o chumbo sobre uma superfície plana e forte; após esfriar coloca-se a lâmina de prata(ou o metal desejado) , com no máximo 0,5 mm de espessura, e sobre esta o 'contraste' ou 'macho' que se deseja estampar, neste exemplo, uma bola com o mesmo tamanho da pérola; e bate-se até a profundidade desejada. Claro que para grandes produções não funciona assim, mas está é uma maneira simples de expor o processo de estampagem.

Nas indústrias são utilizadas prensas ( excêntrica, hidráulicas ou de fricção) e matrizes com alto custo de produção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário