12/05/2008

Ametista

Ametista BrutaAmetista bruta

Ametista é a gema mais representativa do grupo do quartzo, conhecida desde a antigüidade, quando era rara de altíssimo valor. De cor violeta e brilho vítreo, suas substâncias corantes são o ferro, o manganês e o titânio. Encontra-se em drusas, gretas, raramente em jazidas aluvionares. Localidades: Brasil (maior produtor mundial), Uruguai, República de Malgaxe, Sri Lanka, França.

A Ametista é uma pedra muito durável e por isso é uma ótima escolha para o uso diário. Deve-se apenas tomar o cuidado de retirar a jóia em atividades em que a pedra possa sofrer riscos. Tomando-se este cuidado a pedra estará sempre intacta.

Na mitologia, a Ametista foi resultado de uma discussão amarga travada entre os deuses Baco e Diana. Para proteger a sua serva, Diana a transformou em um cristal transparente. Quando a discussão acabou, Baco, cheio de remorso, derramou um cálice delicado de vinho sobre o cristal, dando a ele uma cor violeta. O seu nome provavelmente significa "pedra do não ébrio" do grego, pois era considerada um amuleto contra a embriaguez.
Simboliza paixão e esperança.
Anel Leela Jóias: Prata e Ametista
Usada para ornamentar jóias, sendo lapidada, ou como decoração com suas formas naturais. Também é conhecida como a pedra do bispo, por adornar anéis que estes usavam.

P
ropriedades Físicas da Ametista:
Grupo: Quartzo
Composição: Óxido de Silício
Fórmula: SiO3
Densidade (g/cm3): 2,63 - 2,65
Dureza (Mohs): 7
Transparência: Transparente
Cor: Violeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário