16/05/2008

Acabamentos e Outras Técnicas de trabalhos com metais prata e ouro

bancada ourives técnicas de trabalhos metais

Acabamentos e Outras Técnicas de trabalhos com metais:

Repoussè ou Cinzelado: técnica artesanal utilizada para produzir relevos na superfície do metal. O metal é trabalhado pelo avesso, com o uso de marteletes ou punções.
Filigrana: técnica de decoração do metal, feita com finos fios de ouro, formando desenhos em espaços vazados ou sobre o metal.
Granulação: consiste na união de pequenos grãos de ouro ou de prata, ligados entre si ou sobre uma superfície de metal, sem utilizar solda externa.
Mokume Gane e Kum Boo: técnicas diferentes para a união de diversas lâminas de metal de diferentes cores. Estas lâminas podem ser unidas através de solda ou fusão.
Incrustação: Consiste na colocação de metais macios, como o ouro e a prata, no interior de superfícies mais duras,normalmente de ferro, aço e bronze.
Gravação: consiste em talhar desenhos ou inscrições no metal.
Esmaltação: técnica decorativa para colorir a superfície do metal. Os esmaltes são compostos de potássio, sílica e coloridos com óxidos metálicos que são aplicados sobre o metal fundindo a altas temperaturas . Antigamente era a utilizada a técnica de “cloisonnè”, onde espaços limitados por tiras de metal eram preenchidos por esmaltes, mas hoje é possível encontrar diversas técnicas de aplicação, incluindo a esmaltação a frio – muito utilizada na joalheria italiana atual.
Polimento: acabamento de alto brilho.
Jateado: acabamento fosco, mais ou menos acetinado, dependendo do material utilizado no jateamento ( como areia e microesferas de vidro ).
Lixado: acabamento feito com lixas de diversas granulações, criando os mais diversos efeitos.
Martelado: pequenos martelos são utilizados na superfície do metal, criando efeito rústico.
Escovado: acabamento que pode ser trabalhado com diferentes escovas apropriadas para dar este efeito.
Tessuto: acabamento utilizado com metal e diamantes calibrados, criando efeito do tipo tramado.
Diamantado: é um processo feito com ferramenta de ponta diamantada, que permite um brilho na superfície da peça, como se estivesse cravada de diamantes.
Folheação: revestir de ouro qualquer peça metálica através de banhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário