26/04/2008

O que é Joalheria de autor?

Venho me perguntando o que é joalheria de autor, descobri que esta é uma questão polêmica, sem conclusões definitivas. Expressão que surgiu na década de 50, quando a jóia começou a mesclar-se com arte. Nessa época apareceu o termo inglês "Studio Jewelry", utilizado nos EUA para distinguir o trabalho de artistas das jóias meramente comerciais, ou "Contemporary Jewellery" na Inglaterra. Surgiu a versão italiana "Gioielli d'autore", dando origem ao termo português Joalheria de Autor. No livro Made to Wear, Janice West afirma que esse profisional " tem seu próprio atelier, tem no máximo três assistentes e participa de todas as etapas da produção".

No artigo Joalheria Artística, Cathrine Clarke refere-se a joalheria de autor: "... é composta por peças feitas à mão pelo próprio mentor, mas nem sempre oriunda de projetos. Muitas vezes, as jóias são determinadas por ensaios ou fatalidades que venham a ocorrer durante a execução."

Segundo Vírginia Moraes, premiada designer brasileira: "O impacto da tecnologia sobre as técnicas de produção e a vulgarização própria do consumismo contribuíram para descaracterizar a jóia como obra de arte. O tradicional ourives cede lugar às modernas máquinas de fundição; a peça única perde espaço para a massificação.
Diante deste quadro, surgiu a preocupação de se resgatar o valor artístico na joalheria. Atualmente joalheiros espalhados pelo mundo recusam-se a trabalhar condicionados por modismos e buscam soluções artísticas para suas criações.
Assim, criou-se o conceito de "Joalheria de Autor" para o trabalho desses artistas que tem como objetivo o nivelamento da arte joalheira às demais formas de manifestação artística. O "autor de jóias" designa, portanto, o artista que cria e executa peças únicas desvinculado das tendências da joalheria comercial. Ao invés de se preocupar com a jóia "vale quanto pesa", o artista supera o valor intrínseco dos materiais, o que lhe permite maior liberdade na combinação de metais nobres e gemas com materiais alternativos como vidro, resina, borracha, etc."

Concluo que um autor de jóias deve ter conhecimento de variadas técnicas da joalheria, sendo capaz de produzir suas peças, explorar materiais e formas alternativas de utilizá-los. Enfim deve ser um curioso, atualizado nos movimentos artísticos e nas inovações de outros autores ao redor do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário